A semana pedagógica do Colégio Castelo deu início ao ano letivo da Comunidade Educativa de Rio das Ostras.
No dia 01 de fevereiro professores e comunidade religiosa encontraram-se para dar início a uma semana rica em encontros, partilha e aprendizagem. Professores e equipe técnica receberam carinhosamente a Ir. Neuza Zampirolli, Ir. Ana Maria Marinato e Ir. Rosa Agrizzi que retornam a essa comunidade para junto com Ir. Julieta Valim dar início a uma nova caminhada na gestão técnico – administrativa.
O primeiro dia de trabalho contou com o estudo da Estreia / 2016. Apresentada pela Assessora Pedagógica da INSP, Cíntia Manhães destacou a importância dessa mensagem para os educadores “Recebam esse presente, ele foi enviado por Dom Bosco, na pessoa de seu x sucessor, o reitor-mor, “essa é uma de nossas heranças.” disse a todos. Aventurar-se no Espírito é uma entrega para a qual somos chamados diariamente. É preciso cuidar da espiritualidade como pessoa e, sobretudo, como educador salesiano, ressaltou Cíntia durante a manhã de trabalho.
O coordenador Geral, Sr. João Walter apresentou nesta mesma manhã a Campanha da Fraternidade relembrando a importância de que em nossa prática pedagógica abramos espaço para a reflexão sobre nossa responsabilidade como educadores na formação de uma sociedade mais justa e corresponsável nos cuidados do nosso planeta, conforme nos apresenta a Campanha da Fraternidade Ecumênica “Quero ver o direito brotar como fonte e correr a justiça qual riacho que não seca”. (AM 5,24)
O segundo dia, não menos produtivo, contou com a presença de colaboradores da comunidade da Paróquia Nossa Senhora da Conceição que contribuíram para o estudo e entendimento do Ano da Misericórdia que enfatiza o sentido desse Ano Santo como um tempo favorável para contemplar a misericórdia divina que ultrapassa qualquer limite humano.
A semana ainda contou com a presença do assessor pedagógico da RSE Dr. Adriano José Hertzog Vieira que motivou importantes reflexões acerca do processo ensino-aprendizagem. Dr. Adriano lembrou a todos que é preciso que o sistema preventivo encontre-se imbricado com a prática pedagógica e o quanto essa pedagogia exige cumplicidade entre educador e educando.