O Colégio Castelo – INSGRO proporcionou a seus alunos do Fundamental II uma rica experiência de produção de textos. A Oficina do Texto teve início em abril e encerrou no dia 21 de julho com a apresentação dos livros produzidos no período.
Inspirados pelo livro A Menina e o Mar de Marta Lagarta, paradidático produzido pela EDEBE, os alunos percorreram o caminho da prazerosa leitura que os levou a perceber a presença do medo entre as crianças. Convidados pela professora da oficina Cíntia de Castro, os meninos mergulharam em seus medos da infância e produziram um livro para a educação infantil.
A experiência de escrita apresentou a grande sensibilidade dos autores que trouxeram a questão do medo do escuro, da morte, dos perigos da rua e principalmente, do medo de dormir sozinho. De maneira poética, as narrativas revelaram o grande potencial dos alunos que participaram de uma pequena homenagem preparada pela escola.
Para Mirla Cristo, aluna do sétimo ano, escrever é um prazer. “Em minha opinião, a escrita é a forma mais prática e simples de dizer o que se quer. Com ela você pode expor o que pensa através de palavras. Nos meus textos sempre tento colocar um pouco dos meus pensamentos, um pouco de mim. Esse é o primeiro de muitos.” disse animada.
O projeto quer despertar o gosto pela escrita espontânea e leitura deleite. “É preciso que os alunos queiram escrever, que tenham prazer e sintam-se envolvidos pelas propostas de escrita, sem preocupação com nota ou com o julgamento do que escreveram.” Completou a mãe de um dos participantes da oficina.