Na última sexta-feira, dia 20, a quadra do Castelo foi palco do projeto “Júri Simulado”. A atividade, que já acontece há alguns anos, é proposta pelas disciplinas de História, Geografia e Sociologia, com o objetivo de estimular o poder de argumentação e debate dos alunos. Tradicionalmente, as turmas do segundo e terceiro anos do Ensino Médio são as protagonistas, simulando um Tribunal do Júri. O tema da vez foi o projeto de lei que revoga o Estatuto do Desarmamento.
A definição de quem integra Defensoria ou Promotoria fica sendo surpresa, e só é divulgada uma semana antes do evento. “Esta é uma forma de fazer com que os alunos estudem os dois lados da moeda”, explicou o professor de Geografia, Sérgio Oliveira. Ainda segundo ele, a divisão das turmas acontece de forma pré-determinada. “O segundo ano realiza o debate e o terceiro, que já assumiu esse papel no ano anterior, integra o júri. Neste ano, também tivemos a participação especial do professor Wilton Machado (Filosofia) como um dos jurados”, completou.
Ao final da simulação, a equipe com base argumentativa mais resistente sai como vencedora. Para o professor de História e Sociologia Luiz Casemiro, unir as turmas acaba engajando o Ensino Médio como um todo. “Os alunos do primeiro ano assistem e já ficam animados para o ano seguinte, quando poderão participar”, contou ele. O evento também foi aberto para ambientação dos alunos do 9º ano que atuaram como expectadores.
A coordenadora do Ensino Médio Lúbia Cavalcanti fez as considerações finais reforçando a importância do projeto. “Desejamos formar cidadãos que saibam argumentar com embasamentos consistentes, sem especulações, de forma coerente e respeitosa”, finalizou.
Para o próximo ano, as disciplinas de Filosofia e Redação também farão parte da organização do evento.