Esta foi a última semana de aula para as turmas da Educação Infantil, até o 2º ano Fundamental. Como de costume, os alunos levaram para casa um presente significativo com a intenção de tornar o brincar um ato também pedagógico. Neste ano as lembranças foram bonecos de pano artesanais com diferentes tipos de deficiência, visando promover a interação social e o respeito às diferenças.
Cada aluno, com os olhos fechados, puxou seu presente de uma caixa surpresa. “Não são vocês que escolherão seus novos amigos, mas sim, os amigos que escolherão vocês”, disse a tia Chana (coordenadora da Educação Infantil). No momento da dinâmica, os grupos observaram quais as deficiências de cada boneco/boneca e bateram um papo sobre diversidade. Eles também ganharam certidões de nascimento para preencher os dados de seus novos “parceiros de aventuras”: nome, peso, tamanho, cor da pele, cor dos olhos, etc…
“Nosso maior objetivo é que as crianças cresçam com um olhar naturalizado para a questão das diferenças. Vivemos em um mundo plural, todos devem ser respeitados. Ser diferente é normal”, disse Chana. Ela ainda completou: “a experiência foi muito rica, eles amaram. Que sucesso!”.