No início de novembro, a cantora IZA foi pega de surpresa pelo quadro do “Visitando o Passado” (do programa Caldeirão do Hulk) e se emocionou com a réplica da casa de sua infância, onde morou com os pais dos sete aos doze anos, em Natal, no Rio Grande do Norte.
Em um momento emocionante, a mãe da cantora, Isabel Cristina, revelou que Iza enfrentou problemas por conta da sua cor ao escolher colégios, e foi na Escola Salesiana que Iza foi realmente acolhida da maneira que merecia. Ressaltou a importância da acolhida e da formação proporcionada numa Escola Salesiana nesta época.
“Ela foi estudar no colégio Salesiano. Que foi a escola assim que melhor nos acolheu, por conta do problema da cor né!? Foi a escola. Eu fui vendo algumas outras escolas, tinha uma escola que era ao lado. Assim, eu tive dificuldade de arranjar uma escola para ela. Uma escola que fosse acolhedora, que a diferença de raça, de cor, não fosse um problema’’.
Iza é porta-voz pelo fim de qualquer tipo de preconceito, pelo fim do racismo, pela inclusão, voz e liberdade feminina. Léo Santana e Iza estão entre as 100 personalidades Afrodescendentes mais influentes do mundo em 2020. A lista foi oficialmente revelada na Cerimônia de Reconhecimento e Premiação do MIPAD (Most Influential People of African Descent), realizada no último dia 5 de outubro, após a abertura da 74ª Assembleia Geral da ONU.
Assista o vídeo clicando aqui.
Texto adaptado, fonte: site da Rede Salesiana Brasil.