Na quinta-feira que passou, dia 19, alunos da Educação Infantil III participaram da brincadeira “Entrando em Caixas”. Trata-se de uma proposta sugerida pelo livro didático Caleidoscópio para a disciplina de matemática. O objetivo principal é desenvolver a coordenação motora ampla e estimular a noção espacial.
A atividade aconteceu no gramado, e de início cada criança teve que escolher a melhor maneira de transportar sua caixa até lá. Uns arrastaram, outros carregaram nos braços ou colocaram sobre a cabeça. Ao chegar, eles tiveram que entrar nas caixas, primeiro sozinhos e depois com os amigos para testar quantos caberiam.
“Também criamos outras possibilidades, como construir um prédio empilhando essas caixas, enfileira-las formando um trenzinho e organizá-las por ordem de tamanho”, explicaram as professoras Ana Paula e Janaína, responsáveis pelas turmas da manhã e tarde respectivamente.
Em uma segunda parte da dinâmica, houve um momento livre para brincadeiras no qual os alunos exploraram sua criatividade. As caixas se tornaram carros, barcos, casinhas, castelos, esconderijos e muito mais. No fim cada um registrou desenhando o que aprendeu naquela manhã.
Educadoras: Ana Paula e Janaina
Turmas: Infantil III manhã e tarde