Carta da diretora para as famílias

Prezados alunos e famílias,

O Instituto Nossa Senhora da Glória, assim como todas as instituições educacionais, vêm passando por um período de muitos desafios por conta da pandemia do COVID-19. Foram necessárias inúmeras adaptações em todos os nossos fluxos, sobretudo, no sistema de ensino, que, do dia pra noite, precisou funcionar por completo à distância. Reforço que essa mudança não foi uma escolha, mas sim a saída encontrada pelas autoridades para dar continuidade ao processo de aprendizagem. Os estudos online são uma realidade a que todos aderiram não só no Brasil, mas em âmbito global, como podemos ver em diversos continentes mundo afora.

Por todas essas novas questões, nossa equipe de gestão e docência se reinventou, e juntos consolidamos mecanismos inéditos até aqui, para os nossos padrões de ensino-aprendizagem. Apesar dos ajustes e melhorias que sempre serão necessários, estou orgulhosa de como conseguimos nos adaptar!

Coordenadores criando novas estratégias, professores com aulas adequadas aos novos meios de interação, colaboradores realizando atendimento em home office para questões burocráticas, a Pastoral com as acolhidas on-line, nossos queridos alunos nos enviando fotos dos estudos em casa e, como não falar dos setores de Psicologia e Orientação Educacional, que se dispuseram a prestar todo o apoio psicológico necessário aos responsáveis, alunos e funcionários? Está mais do que provado que somos uma grande família!

Sabemos que o ensino remoto não atende totalmente às necessidades de aprendizagem, mas enquanto a quarentena não passa, que bom poder manter mesmo que online, a conexão dos alunos com a escola, que é importantíssima para garantir estabilidade emocional . Além disso, essa fase nos induz a cultivar um hábito fundamental: construir rotina. Como estamos fazendo tudo em casa, a organização dos espaços e horários é determinante para cumprir todas as demandas. Por último, mas não menos relevante, já perceberam como a escola nunca esteve tão perto da família? Os pais em casa, podem observar com mais clareza o papel do professor e da escola e também acompanhar a evolução dos seus filhos – grande fator positivo do distanciamento social.

Temos consciência de que as novas ferramentas implantadas, podem sim apresentar ocasionais falhas, mas fiquem tranquilos, a direção e as coordenações estão acompanhando o processo de perto e têm o compromisso de fazer a complementação no retorno das aulas.

Ainda nos restam muitas incertezas, mas de fato, a escola pós pandemia não será mais a mesma. Que essa fase de confinamento nos permita repensar o bem-estar social como determinante para a qualidade de vida e o desenvolvimento econômico de um país. Repensemo-nos enquanto humanos, a quem afetamos, a quem nos afeta e como podemos viver em coletividade.

Nunca foi tão atual a proposta da Congregação Salesiana, alicerçada no desenvolvimento dos jovens em todas as suas dimensões, objetivando torná-los agentes transformadores de uma sociedade justa, igualitária, com valores morais, éticos e baseada no amor.

Por agora, que continuemos invocando as bênçãos de Deus sobre todos nós, que ele nos acompanhe e dê forças para superar esse momento. Logo tudo vai passar.

“E não vos conformeis com este mundo, mas transformai-vos pela renovação do vosso entendimento, para que experimenteis qual seja a boa, agradável e perfeita vontade de Deus”.

                                                                     Rm 12,2.

Um abraço carinhoso,
Ir. Neuza Zampirolli
Diretora