No último dia do recesso, educadores da região se reuniram em um workshop sobre “Práticas no ensino da Língua Inglesa inspiradas na abordagem de Reggio Emilia”. O colégio Castelo sediou o evento que foi ministrado pela palestrante internacional Sandra Rodrigues (mestre em Educação pela Open University do Reino Unido). O objetivo principal foi inspirar e motivar os educadores em suas rotinas de ensino.
Reggio Emilia é uma abordagem educacional italiana que inspira práticas inovadoras mundo afora. Neste contexto, a criança é protagonista na construção de seu conhecimento. O papel dos adultos é escutar e reconhecer as múltiplas potencialidades de cada criança, e atende-las em sua individualidade. Durante o workshop, os participantes tomaram conhecimento de algumas questões como: porque Reggio Emilia é considerada uma das melhores abordagens do mundo; quais as características principais; como é sua realização no Brasil; e também sobre uma possível adaptação para outros segmentos, além da Educação Infantil.
Para Orleni Torres, professor de Artes, participar do evento foi uma experiência enriquecedora. “Adorei estar presente e conhecer outros recursos para transmitir nosso conhecimento em sala de aula, não só nas aulas de inglês, mas também em outras disciplinas”, disse ele.
Alessandra Pereira e Tânia Machado vieram do Colégio Laura Vicunha de Campos dos Goytacazes (RJ) para participar do evento e conhecer de perto o Programa Bilíngue. “Temos a intenção de implementar o Bilíngue em nosso colégio no ano que vem, e confessamos que a proposta superou nossas expectativas! Uma metodologia muito criativa e voltada para o aluno. Esperamos que esta parceria dê certo, e que possamos colher bons frutos em 2019”, finalizaram.
O workshop em questão fez parte do evento SAYS B TALK 2018, que reuniu especialistas e parceiros de desenvolvimento educacional, para trocarem seus pontos de vista sobre “Educação Contemporânea dentro do contexto Bilíngue”.