Ensino Médio do Colégio Castelo-INSGRO participa do Projeto Piloto
Plataforma de Aprendizagem Adaptativa – EDEBÊ
Entre os dias 18 e 19 de outubro foi realizado o primeiro simulado da Plataforma de Aprendizagem Adaptativa – EDEBÊ. O Colégio Castelo de Rio das Ostras, um dos pioneiros na proposta, ofereceu a possibilidade a seus alunos para potencializar a proficiência nas áreas do conhecimento e otimizar o resultado do ENEM, que já se aproxima, bem como em outros processos seletivos para ingresso no ensino superior.
A Edebê sensível às tendências de tecnologias aplicadas à educação, coloca o uso da nuvem no centro da sua estratégia de negócio. Concentrando os esforços em sua missão de construir conteúdos de alta qualidade para a educação católica. O apelo das escolas por uma forma eficiente de acompanhamento pedagógico trouxe para discussão o uso de plataformas de aprendizagem adaptativa. O desafio foi criar um ambiente em que os professores, orientadores e coordenadores pedagógicos possam exercer o seu papel de mediadores do processo de ensino e aprendizagem.
Dessa forma, os alunos dos 2º e 3º anos realizaram o simulado diagnóstico que oferece ferramentas de acompanhamento e desenvolvimento do desempenho dos alunos em cada conteúdo programático, bem como indica, de uma forma diagnóstica, o grau de aprendizagem dos mesmos numa escala de proficiência.
Os alunos relataram a importância do projeto para a preparação no Enem e valorizaram essa importante ferramenta para o crescimento acadêmico, “além de configurar-se como excelente termômetro para a melhoria de conteúdos ainda não alcançados.” – disse uma das alunas do 3º Ano. A plataforma que pretende preparar todo o Ensino Médio, cria e recomenda para o aluno planos de estudos personalizados em diferentes formatos (texto, vídeo, áudio, hipertexto) de acordo com seu ritmo e disponibilidade de tempo. Ela será capaz de avaliar o domínio de conteúdos e habilidades pelo aluno e recomendar a revisão e o estudo de conteúdos e habilidades fundantes conforme o plano de curso do período letivo.