Bom…
O livro de Ciências na Unidade 3 – Química, no dia a dia, propõe usarmos os sentidos para conhecer as propriedades de alguns materiais que existem neste mundo e como eles podem se transformar. Nossa primeira experiência foi observar as características de algumas substâncias utilizadas em nossa vida.
A Professora Renata Pelluzzo pediu que nos organizássemos em grupos de quatro, e que cada aluno trouxesse um ingrediente. Ela perguntou e escolhemos (o meu, por exemplo, era óleo). Nesse dia marcado, foi agendado umas 2 horas no laboratório, a turma foi para lá mais ou menos às 16 horas. Os grupos sob a orientação da tia se organizaram no laboratório, alguns sentaram em bancos e outros ficaram nas pias, então começou a aula.
Os ingredientes que levamos para aula foram: água, óleo, açúcar, sal, café e farinha.
A primeira coisa que fizemos foi identificar os copos e colocar os ingredientes. Em seguida fizemos a análise de cada um, a cor da substância, o cheiro, a sensação (tato) e o sabor. Para isso era preciso esfregar as diferentes substâncias entre os dedos, cheirar, provar e escolher palavras que pudessem exprimir as características que apresentavam.
A segunda parte era para verificar como os ingredientes se comportam na presença de outros. Depois tínhamos que responder algumas perguntas, o que foi muito divertido por que nessa etapa misturamos alguns ingredientes.
Por fim, fizemos o teste cego, que foi retirar os nomes dos copos com as misturas e identificar usando apenas os sentidos.
Esta aula foi muito legal, interessante, divertida e também uma lambança só!
Aluno: Tiago Lima Aguiar
Turma 402