Neste mês, alunos das turmas 802 e 902 promoveram um corredor cultural com a exposição de trabalhos realizados na disciplina de História. Cartazes, banners, maquetes e demais itens foram utilizados para retratar dois momentos históricos distintos, porém marcantes: o Holocausto e a Revolução Industrial.
O trabalho realizado com os alunos do 9º ano foi uma proposta a partir da leitura do livro “A Mala de Hana” da autora canadense Karen Levine. A história se desenrola em três continentes durante um período de quase setenta anos, e é basicamente, um retrato de como era a vida das crianças submetidas ao Holocausto.
Após a leitura, cada aluno trouxe um ou mais objetos que marcaram sua vida, para contar essa história à turma, “uma forma de trabalhar a sensibilidade, as fontes históricas (que são os próprios objetos) e a história pessoal de cada aluno”, explicou a professora Cleyde Mendonça. Ainda segundo ela, o momento foi de muita emoção. “Eles trouxeram porta retratos com fotos da família e demais pessoas importantes, troféus, medalhas, a primeira boneca e muito mais. Foi uma excelente troca de experiências”, concluiu.
Continuando nesta temática, o trabalho se estendeu à disciplina de Língua Portuguesa, onde os alunos fizeram uma redação sobre o nazismo e escolheram algumas cenas do livro para reproduzir em caixas de sapato. A partir daí criou-se um memorial do Holocausto para visitação, com faixas, cartazes, banners e até alguns sapatos (fazendo referencia às vitimas das câmaras de gás).
As turmas de 6º e 7º anos visitaram a exposição que contou com diversos trabalhos, incluindo os das turmas de 8º ano, que estão estudando agora sobre Revolução Industrial – tema importante e de bastante relevância em concursos.